quinta-feira, 11 de junho de 2009

ABRIR AS PORTAS



APRESENTAÇÃO
O despertar do gosto pela leitura é fundamental para a formação do cidadão participativo da sociedade. Por isso, abrir as portas da biblioteca da Escola de Ensino Fundamental e Médio Mª Conceição Malheiro é um objetivo que vai além do sentido literal da expressão, a meta maior é “abrir as mentes” através da leitura para que as portas de um mundo novo, ficcional e, sobretudo real, seja efetivamente vivenciado por todos.
É por meio da leitura e, em especial, da leitura de textos literários, que nos é oferecida a possibilidade de, a partir da arte, compreender melhor o mundo em que vivemos, o outro e a nós mesmos.
Para expandir o sentido da vida de nossos alunos, partindo de sua própria realidade, devemos ouvi-los, instigá-los a falar, dialogar, debater. E assim, vamos conhecendo os alunos e eles também vão se conhecendo e nos conhecendo. Como nos ensinou Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra, e para que isso ocorra, é imprescindível que, nos círculos de conversa, na discussão de temas, na apresentação de novas questões para os jovens, materiais escritos estejam sempre presentes ou, pelo menos disponíveis para consulta.
Sendo assim, a leitura é a porta principal para o surgimento e esclarecimento das idéias para tornar a escola e a sociedade mais humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente: