A Feira Pan-Amazônica do Livro de 2010 foi um verdadeiro sucesso de público. E, nós, da Escola Conceição Malheiro não poderíamos deixar de visita-la.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
FEICIMA - FEIRA DE CIÊNCIAS DO MALHEIRO - 2010

Aconteceu no dia 21 de setembro de 2010 a X FEICIMA - Feira de Ciências da Escola Conceição Malheiro-, com o tema Educação e Meio Ambiente: construindo saberes, os projetos do ensino fundamental ao médio trabalharam sobre a abrangência da reciclagem e reaproveitamento de diversos materiais, a biodiversidade de sementes, plantas e fauna irituiense, assim como, a cultura de nosso município.
Na noite anterior, dia 20, iniciou a feira com uma belíssima festa cultural, com a participação dos grupos culturais da região, com show de paródias realizadas pelos alunos da EJA, danças, peças teatrais e desfiles ecológicos promovidos por alunos do Ensino Médio, além da participação especial do professor-cantor Joe Machado e do grupo de teatro de São Miguel do Guamá do professor Francisco de Assis.
A manhã do dia 21, os projetos foram abertos para visitação da comunidade, cerca de 2.000 pessoas, entre alunos e visitantes, frequentaram a escola e participaram das atividades desenvolvidas.
A partir da tarde, concomitantemente as apresentações dos trabalhos, a Bandalheiros, banda musical formada por alunos e funcionários, deu um show no hall da escola, a moçada foi ao delírio com músicas entoadas pelo aluno Luan, na seqüência anunciaram o nome dos melhores trabalhos, na opinião dos jurados.
Vale ressaltar, que o cartaz foi elaborado pelo aluno João Santo, 6ª série do turno da tarde, e aperfeiçoado pelo artista plástico Mauricio Fontinelle. Nosso aluno recebeu das mãos da Professora Alzira um kit escolar com livros, cadernos, dicionário, fichário, album de desenho, entre outros materiais.
A seguir algumas fotos da X FEICIMA:
Inscrições Abertas para o Prise e Prosel
Abertas inscrições para os Processos Seletivos 2011 da UEPA
A corrida por uma vaga nos Processos Seletivos 2011 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) já começou. As inscrições para o Processo Seletivo (Prosel) e Programa de Ingresso Seriado (Prise) podem ser feitas a partir do dia 03 de setembro, às 23h, do dia 05 de outubro de 2010 (horário local), apenas pelo site www.prodepa.psi.br/uepa.
Os valores das inscrições são os mesmos do ano passado: R$ 60 para o Prosel e R$ 35 para o Prise. O pagamento poderá ser feito em qualquer agência bancária até o dia 07 de outubro de 2010.
Podem ser inscrever no Prise candidatos que concluíram ou irão concluir uma das três séries do Ensino Médio em 2011. No caso da segunda e terceira etapa é necessário que o candidato já tenha feito as anteriores. Já o Prosel é destinado somente a candidatos que concluíram ou que irão concluir a 3ª série do Ensino Médio até o período de matrícula da Uepa, para o ano letivo de 2011.
Fonte http://www.uepa.br
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jogos educativos na biblioteca
A biblioteca do Malheiro está cada vez mais animada.
Este mês, recebemos do MEC, alguns jogos educativos, como: dominós com desenhos de animais e frutas e seus respectivos gestos em libras, dominós com formação de frases, jogo da memória, jogo de matemática, jogos de encaixe com o corpo humano, jogos de montar e, também, uma pequena banda de músicas para crianças.
O aluno especial do 3º ano do Ensino Médio, turno da tarde, Antônio Edicarlos, nos ensina como devemos jogar o dominó de libras. Assim, além de diversão, temos educação, interação e inclusão.
Então, vamos brincar , interagir e aprender libras.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Novo horário de funcionamento
O novo horário de funcionamento é o seguinte:
Segunda-feira: 14:00 às 18:00
Quarta-feira: 14:00 às 18:00
Quinta-feira: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Sexta-feira: 08:00 às 12:00
Obs.: Em breve, a biblioteca estará disponível em todos os turnos durante a semana.
Aguardamos a sua visita!
domingo, 14 de março de 2010
"14 de Março - SORRIA, HOJE É O DIA DA POESIA!
A poesia é a arte da linguagem humana, do gênero lírico, que expressa sentimento através da palavra. como diz Italo Moriconi, a poesia "apresenta certa flutuação de sentidos", " é emoção inteligente, inteligência emocionada".
De acordo com a professora Jussara de Barros: "A poesia ganhou um dia específico, sendo este criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março".
Então, sorria!Hoje, como todos os dias, é dia de poesia!
Para visualizar o texto: clique na imagem!
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Novas cores para a biblioteca!
A Biblioteca do Malheiro ganhou novas cores, novas formas, novos ares, novos livros, para recepcionar os nossos alunos.
Modificações aconteceram, um ambiente multicolorido para despertar a criatividade, a curiosidade e a leitura. Logo na entrada da biblioteca o desenho de um rapaz, batizado de curupira punk, olha curioso para as portas da biblioteca que está iluminada por cores e estrelas que saem de livro em cima de cadeira, metafórico (talvez, está cadeira espere por você, leitor!). Com as portas abertas, nos deparamos com um belíssimo mural das mais diversas cores, uma moça que faz malabares com livros, uma criança acompanhada de um rapaz navega no rio da leitura que banha uma cidade imaginária feita de casas-livros, plantas- livros, pessoas que se divertem com a leitura seja em terra ou no ar, nas asas dos livros.
Além deste belissimo painel, temos do lado esquerdo, em cima do balcão de recepções, um quadro de avisos repleto de cores. Na foto abaixo, podemos apreciar o quadro com os seus criadores: Rafael (o criativo) e Sagat (o alquimista).Aproveito para fazer nossos agradecimentos aos admiraveis Rafael e Sagat que brilharam na concepção deste trabalho de arte magnífico em nossa biblioteca. Separados, Rafael e Sagat são excelentes, mas, juntos, são geniais! Obrigada em nome de toda família Malheiro.
Com o ínicio do ano letivo, as portas da biblioteca estarão abertas ao público a partir do dia 03 de março, portanto, mãos a obra que ainda tem muitas mudanças, organizações, catologações e informatizações para acontecer.
Larissa Fontinele
Reponsável pelo projeto de sala de leitura "Abrir as portas".
sábado, 28 de novembro de 2009
Oficina Preparatória de Língua Portuguesa e Literatura para a 1ª fase do Prise
Ontem, dia 27 de novembro, as professoras de Língua Portuguesa e Literatura Elisângela Santana e Larissa Fontinele promoveram na escola uma oficina preparatória para as provas de Língua Portuguesa e Literatura da primeira fase do Processo Seletivo Seriado da Universidade Estadual do Pará, com o objetivo de reunir os alunos que se inscreveram para o Prise em uma aula prática e dinâmica em que fosse revisado os assuntos referentes ao conteudo programático.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Novos livros em nossa biblioteca!!!
O Programa Nacional Biblioteca da Escola, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, enviou mais de trezentos livros novos para a Biblioteca do Malheiro.
São livros para todos os gostos: os acervos são compostos por títulos de poemas, contos, crônicas, teatro, texto de tradição popular, romance, memória, diário, biografia, ensaio, histórias em quadrinhos e obras clássicas.
Vejam alguns dos nossos novos livros:
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Visita dos alunos na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro
Nos dias 07 e 08 de novembro alguns alunos do 3º E.M da Escola Conceição Malheiro usufruiram de um passeio na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro. Além de visitar os estandes de livrarias, também participaram de palestras sobre a leitura obrigatória do vestibular da UFPA.
Alunas o 3º Ano 01 do turno da tarde aproveitaram a ocasião e fizeram um vídeo dançando a música "Selinho na Boca" e "Singles Ladies" na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro no estande do NAVEGAPARA.
Aproveitamos a oportunidade para conhecer o trabalho do poeta Antônio Juraci Siqueira, o filho do boto. Ressalta-se que trouxemos alguns exemplares de suas obras para a nossa biblioteca, o livreto "Quem souber levante o dedo" já é sucesso na biblioteca.
Visitem nossa biblioteca!
Alunas o 3º Ano 01 do turno da tarde aproveitaram a ocasião e fizeram um vídeo dançando a música "Selinho na Boca" e "Singles Ladies" na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro no estande do NAVEGAPARA.
O vídeo está disponível o site NAVEGATUBE:
http://www.navegatube.pa.gov.br/videos/323/grupo-kmfc-irituia
Aproveitamos a oportunidade para conhecer o trabalho do poeta Antônio Juraci Siqueira, o filho do boto. Ressalta-se que trouxemos alguns exemplares de suas obras para a nossa biblioteca, o livreto "Quem souber levante o dedo" já é sucesso na biblioteca.
Visitem nossa biblioteca!
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Círio Estudantil _ 22/10/2009
Todos anos, realiza-se em Irituia o Círio Estudantil, sempre na quinta-feira que antecede o Círio de Nossa Senhora da Piedade. Todos os estudantes, professores, funcionários das escolas e comunidade em geral são convidados para participar da romaria que tem início na Escola Estadual Maria da Conceição Malheiro e segue em direção da Escola Municipal Pe. Marino Conti e Escola Municipal e Estadual Francisco Nunes em seguida caminha rumo a Igreja Matriz da cidade para a realização da missa.
Homenagem em frente da Escola Conceição Malheiro
Alunos que levam a corda da santinha
Chagada na Igreja
E para cantar:
Maria, mãe de Jesus
Pe. marcelo Rossi
No céu uma estrela guia
Anunciou um novo dia
E uma luz então brilhou
Que um anjo anunciou
Que nasceria
O santo ventre de Maria
Aquele que seria o verdadeiro amor
Tanta luz se fez verdade, pureza e bondade da mais linda flor.
Santa mãe da esperança do anjo criança nosso salvador
Maria do desesperado, dos injustiçados dos sofredores.
Maria de todos os prantos, sonhos, desencantos de tantas dores.
Maria de João e José, rainha da fé, rainha de luz.
Maria, mãe de todos nós.
Benditas sós vós, mãe de Jesus.
Anunciou um novo dia
E uma luz então brilhou
Que um anjo anunciou
Que nasceria
O santo ventre de Maria
Aquele que seria o verdadeiro amor
Tanta luz se fez verdade, pureza e bondade da mais linda flor.
Santa mãe da esperança do anjo criança nosso salvador
Maria do desesperado, dos injustiçados dos sofredores.
Maria de todos os prantos, sonhos, desencantos de tantas dores.
Maria de João e José, rainha da fé, rainha de luz.
Maria, mãe de todos nós.
Benditas sós vós, mãe de Jesus.
"Votos de Feliz Círio a todos os irituienses!"
segunda-feira, 19 de outubro de 2009
Dia dos Professores no Conceição Malheiro
O dia dos professores na escola Conceição Malheiro foi comemorado ao lado daquele que é a razão da nossa existência profissional: nossos alunos.
Uma festa animada que alegrous os corredores da escola com música, cinema, poesia, debates e muita felicidade.
NOSSA HOMENAGEM AOS PROFESSORES
As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!
(autor desconhecido)
domingo, 27 de setembro de 2009
Exibição de curtas paraenses na biblioteca
O que fazer quando os alunos estão com eventuais horários vagos?
Uma solução é leva-los até a biblioteca, pedir para escolherem um livro, ou ainda, assistir um filme. Sim, filminho, curta-metragem que cabe no tamanho da hora da vaga.
Assim, fiz durante a semana passada.
Resultado: Corredores silenciosos e alunos empogadíssimos com o novo espaço na escola.
Exibição de curtas paraenses: Amazônia Animada para o ensino fundamental e Mulheres Choradeiras, Açaí com Jaba e Verequete para o Ensino médio.
Próxima semana tem mais!
Assinar:
Postagens (Atom)


































