sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Novas cores para a biblioteca!

A Biblioteca do Malheiro ganhou novas cores, novas formas, novos ares, novos livros, para recepcionar os nossos alunos.
Modificações aconteceram, um ambiente multicolorido para despertar a criatividade, a curiosidade e a leitura. Logo na entrada da biblioteca o desenho de um rapaz, batizado de curupira punk, olha curioso para as portas da biblioteca que está iluminada por cores e estrelas que saem de livro em cima de cadeira, metafórico (talvez, está cadeira espere por você, leitor!). Com as portas abertas, nos deparamos com  um belíssimo mural das mais diversas cores, uma moça que faz malabares com livros, uma criança acompanhada de um rapaz navega no rio da leitura que banha uma cidade imaginária feita de casas-livros, plantas- livros, pessoas que se divertem com a leitura seja em terra ou no ar, nas asas dos livros. 
Além deste belissimo painel, temos do lado esquerdo, em cima do balcão de recepções, um quadro de avisos repleto de cores. Na foto abaixo, podemos apreciar o quadro com os seus criadores: Rafael (o criativo) e Sagat (o alquimista).
 
Aproveito para fazer nossos agradecimentos aos admiraveis Rafael e Sagat que brilharam na concepção deste trabalho de arte magnífico em nossa biblioteca. Separados, Rafael e Sagat são excelentes, mas, juntos, são geniais! Obrigada em nome de toda família Malheiro.
 

 

Com o ínicio do ano letivo, as portas da biblioteca estarão abertas ao público a partir do dia 03 de março, portanto, mãos a obra que ainda tem muitas mudanças, organizações, catologações e informatizações para acontecer.

Larissa Fontinele
Reponsável pelo projeto de sala de leitura "Abrir as portas".

sábado, 28 de novembro de 2009

Oficina Preparatória de Língua Portuguesa e Literatura para a 1ª fase do Prise

Ontem, dia 27 de novembro, as professoras de Língua Portuguesa e Literatura Elisângela Santana e Larissa Fontinele promoveram na escola uma oficina preparatória para as provas de Língua Portuguesa e Literatura da primeira fase do Processo Seletivo Seriado da Universidade Estadual do Pará, com o objetivo de reunir os alunos que se inscreveram para o Prise em uma aula prática e dinâmica em que fosse revisado os assuntos referentes ao conteudo programático.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Um pouco de poesia!


Novos livros em nossa biblioteca!!!

O Programa Nacional Biblioteca da Escola, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, enviou mais de trezentos livros novos para a Biblioteca do Malheiro.
São livros para todos os gostos: os acervos são compostos por títulos de poemas, contos, crônicas, teatro, texto de tradição popular, romance, memória, diário, biografia, ensaio, histórias em quadrinhos e obras clássicas.

 Vejam alguns dos nossos novos livros:




 



 

 
 



terça-feira, 10 de novembro de 2009

Visita dos alunos na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro


 Nos dias 07 e 08 de novembro alguns alunos do 3º E.M da Escola Conceição Malheiro usufruiram de um passeio na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro. Além de visitar os estandes de livrarias, também participaram de palestras sobre a leitura obrigatória do vestibular da UFPA.



Alunas o 3º Ano 01 do turno da tarde aproveitaram a ocasião e fizeram um vídeo dançando a música "Selinho na Boca" e "Singles Ladies" na XIII Feira Pan-Amazônica do Livro no estande do NAVEGAPARA.

O vídeo está disponível o site NAVEGATUBE:
http://www.navegatube.pa.gov.br/videos/323/grupo-kmfc-irituia


Aproveitamos a oportunidade para conhecer o trabalho do poeta Antônio Juraci Siqueira, o filho do boto. Ressalta-se que trouxemos alguns exemplares de suas obras para a nossa biblioteca, o livreto "Quem souber levante o dedo" já é sucesso na biblioteca.


Visitem nossa biblioteca!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Círio Estudantil _ 22/10/2009


Todos anos, realiza-se em Irituia o Círio Estudantil, sempre na quinta-feira que antecede o Círio de Nossa Senhora da Piedade. Todos os estudantes, professores,  funcionários das escolas e comunidade em geral  são convidados para participar da romaria que tem início na Escola Estadual Maria da Conceição Malheiro e segue em direção da Escola Municipal Pe. Marino Conti e Escola Municipal e Estadual Francisco Nunes em seguida caminha rumo a Igreja Matriz da cidade para a realização da missa.

Homenagem em frente da Escola Conceição Malheiro




 
Alunos que levam a corda da santinha




Chagada na Igreja


E para cantar:
Maria, mãe de Jesus
Pe. marcelo Rossi
 
No céu uma estrela guia
Anunciou um novo dia
E uma luz então brilhou
Que um anjo anunciou
Que nasceria
O santo ventre de Maria
Aquele que seria o verdadeiro amor
Tanta luz se fez verdade, pureza e bondade da mais linda flor.
Santa mãe da esperança do anjo criança nosso salvador
Maria do desesperado, dos injustiçados dos sofredores.
Maria de todos os prantos, sonhos, desencantos de tantas dores.
Maria de João e José, rainha da fé, rainha de luz.
Maria, mãe de todos nós.
Benditas sós vós, mãe de Jesus.


"Votos de Feliz Círio a todos os irituienses!"

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Dia dos Professores no Conceição Malheiro




O dia dos professores na escola Conceição Malheiro foi comemorado ao lado daquele que é a razão da nossa existência profissional: nossos alunos. 
Uma festa animada que alegrous os corredores da escola com música, cinema, poesia, debates e muita felicidade. 

NOSSA HOMENAGEM AOS PROFESSORES

As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.
Felicidades !!!


(autor desconhecido)





domingo, 27 de setembro de 2009

Exibição de curtas paraenses na biblioteca




O que fazer quando os alunos estão com eventuais horários vagos? 
    Uma solução é leva-los até a biblioteca, pedir para escolherem um livro, ou ainda, assistir um filme. Sim, filminho, curta-metragem que cabe no tamanho da hora da vaga.
   Assim, fiz durante a semana passada.
   Resultado: Corredores silenciosos e alunos empogadíssimos com o novo espaço na escola.
  Exibição de curtas paraenses: Amazônia Animada para o ensino fundamental e Mulheres Choradeiras, Açaí com Jaba e Verequete para o Ensino médio.

Próxima semana tem mais!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Carteirinha do Leitor

Para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar de livro, o interessado deverá fazer a sua carteira de leitor na própria Biblioteca com a educadora responsável. É necessário, somente trazer uma foto 3x4, R$ 0,50 ( para custear a impressão e plastificação) e os dados pessoais. 
Bom lembrar:
 
·                   O usuário é responsável por sua carteira de leitor, que é pessoal e intransferível.
·                   Para fazer empréstimo de livros é imprescindível a apresentação da carteira de leitor.

As Portas estão Abertas!

 
Semana passada abrimos definitivamente as portas da nossa biblioteca.
Portas que darão para novos mundos imaginários, reais em nossas mentes e vivos em nossos livros.
  
 
Cada um viaja a seu modo, uns sentam-se nos bancos feitos de livro ou, simplesmente deitam no chão. O importante é está como livro na mão!
Sejam todos bem-vindos a nossa sala de leitura!

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dia do Folclore na Escola Conceição Malheiro

        No dia 22 de agosto, comemoramos  na Escola Maria da Conceição Malheiro o dia do Folclore. Durante toda a manhã, foram desenvolvidas atividades lúdicas com o tema norteador "Brincadeiras, Brinquedos e Danças populares", proposto pela Professora de Educação Física Antônia Fabiana.



Todos os alunos e professores aproveitaram o sábado letivo para  interagir e aprender brincando. A escola ficou pequena para a quantidade de visitantes que prestigiaram o nosso evento.
 
E como não poderia deixar de ser, turma do 3º ano - tarde abraçou a nossa proposta de uma sábado festivo e participou ativamente: preparam o cartaz e folders do evento, montaram oficinas de brinquedos e ainda saíram pelos corredores entrevistando todos que passavam com o seu microfone-sorvete.
 
Danças folclóricas tipicas de nossa região como o carimbó foram apresentadas por alunos da escola.

 
Até a Matinta-Pereira apareceu por lá!
Em uma belíssima peça-teatral os alunos contaram a estória de uma jovem irituiense, que diz a lenda, se transformava em Matinta nas noites de lua.

 
O Show de Calouros foi o ápice da animação. 
A vibração dos torcedores contagiava todos os participantes, que deram um grande show levantando a multidão de jovens e crianças.
A festa não poderia ter um final melhor !
!o!
A direção da Escola agradece a participação de todos!
Aguardem outros sabádos animados!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Ler para ser

Poema infantil "Biblioteca" de Carlos Urbim


BIBLIOTECA

Carlos Urbim

Duas traças, irmãs
Biblió e Teca
Na hora do almoço
Com muito alvoroço
Ouvem a voz
Da mãe traça:
Biblió, Teca!
Venham almoçar
Há guisadinho
De papel
Para traçar!

Caderno de temas , Carlos Urbim, (RS 1948) Porto Alegre, Mercado Aberto: 1999

quinta-feira, 6 de agosto de 2009